Dicas para um Brainstorming produtivo

14 12 2014

A técnica de brainstorming tem sido adotada cada vez mais nas organizações, principalmente as que primam pelo trabalho em equipe e a criatividade. Apesar de ser uma reunião que não exige formalidades, até mesmo pelo aspecto de criatividade, há alguns pontos que devem ser levados em consideração para que esse tipo de atividade tenha resultados produtivos e não seja uma perca de tempo.

– Objetivos

É importante que o brainstorming seja iniciado com a exposição dos objetivos, como a criação de uma nova demanda de projeto, a explicação de um problema que necessita ser resolvido, a criação de um novo produto ou aspecto dele. Um brainstorming nunca deveria ser iniciado sem uma idéia clara do que se quer alcançar quando sairmos dele.

– Tempo

Enfatizar o tempo em que a reunião deve terminar lembra que precisamos ser ágeis e não perder tempo com o que não interessa. Caso o desafio seja muito grande para o tempo disponível, podemos dividi-lo em partes menores. Ás vezes é interessante colocar alguns marcos durante a reunião, para nos atentarmos ao prazo e verificarmos o nos atentarmos ao andamento do trabalho, podemos fazer isso no meio da reunião ou próximo do fim.

– Moderador

A reunião deve ter um moderador com perfil para guiar o grupo para os objetivos traçados e não deixar que discussões fora do contexto tomem corpo. Também é importante que o moderador tenha a autoridade para impedir que discussões hostis ocorram, atrapalhando a criatividade e sinergia da equipe.

– Não fazer julgamentos

Não perca tempo discutindo se uma idéia é boa ou ruim, simplesmente anote-a e observe se ela terá ramificações ou não. O importante é não tolher as pessoas de dar novas idéias.

– Anotar as ideias

As ideias colocadas durante a reunião devem ser anotadas, de preferência utilizando algum quadro e ferramenta visual para que todos possam visualizar o contexto e relacionar itens. Um mind map, ou mapa mental, é um diagrama interessante para isso (http://www.mind-mapping.org/blog/mapping-history/roots-of-visual-mapping/).

– Criar / manter a sinergia do grupo

Seja democrático e certifique-se de que todos tem a liberdade para opinar, não permita que sejam criados grupos para defesa uma linha única de opiniões, isso é ruim para o processo criativo e intimida as pessoas fora do grupo.

 

O Brainstorming foi difundido na década de 1950, baseado na ideia de que um grupo de pessoas possui maior capacidade para gerar ideia do que pessoas trabalhando sozinhas.

Acredito que esse tipo de reunião além de atingir o seu propósito: o de criação de ideias e soluções une a equipe e da maior responsabilidade ao grupo.


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